Desta vez sem apostas e sem lutas individuais pré-estabelecidas, ao contrário da ronda desta pista no Maltex GTR 2, que não apenas as da luta pelo título desta época, eis que voltámos à normalidade da grelha com 5 carros, se bem que Kankan continua a ter muita dificuldade em desbloquear as verbas do seu patrocinador principal para poder viajar e, principalmente, tirar o FXR do parque municipal de veículos rebocados.

Está sim? Olhe, fala o Kankan e tenho um servicinho para sí...
Eu estou a torcer pelo Paulista, pois os membros do Maltex são uma m... Ei, quem me deu um calduço????
Acende-se a luz verde e os cinco carros arrancam a toda a força! Na curva 1, PaulistaBR ameaça a posição de Taberneiro, mas este defende-se bem. O luso-brasileiro pisa a relva à entrada da curva 2 e testa os limites do drift do seu FZ50, sem sucesso, enquanto RoadRunnerPT descobriu uma forma secreta de encolher o carro e passar entre a relva e PaulistaBR. O desastre esteve iminente, mas tirando duas cuecas ligeiramente molhadas, tudo prosseguiu normalmente.
Na frente, NunoMike, conhecido por "Águia Que Voa Baixinho", Pepperboy e Taberneiro fugiam à restante concorrência, impondo um ritmo forte. Ao início da segunda volta, Taberneiro auspicia ultrapassar Pepperboy, mas a sua impetuosidade levou-o a desequilibrar o carro e rodopiar no mesmo sítio que PaulistaBR, enquanto RoadRunnerPT molhava a cueca mais um bocadinho. apesar de assumir o terceiro lugar. Duas voltas, dois sustos no mesmo sítio, duas pinguinhas largadas, duas posições ganhas: boa média para o campeão do Maltex GTR 1.
PaulistaBR começa a acoçar o campeão, que apesar de tudo se vai defendendo muito bem. Estão agora passados 5 minutos e entrámos na fase de reforço de posições. Pepperboy não quer deixar NunoMike, conhecido como o "Ginete do Alcatrão", fugir na dianteira da corrida, mas ao mesmo tempo tem de se preocupar com RoadRunnerPT, cujo FZ50 se está a andar muito bem, com um comportamento muito equilibrado.
PaulistaBR começa a evidenciar dificuldades em negociar a última curva do circuito. Oficialmente disse no seu site oficial que era sôno, mas segundo consta não pagou o suficiente (EIA QUE PIADA TÃO SÊCA!!!!).
A corrida começa a assumir características de "evento memorável", com o líder Pepperboy a degladiar centésimas de segundo com NunoMike, conhecido como o "Tragamilhas". A distância para os dois nunca foi além dos 2.30 segundos, naquele que se cotou como um dos desafios de maior duração e equilibrio entre dois competidores na Maltex.
Numa prespectiva diferente, PaulistaBR e Taberneiro também andavam muito iguais, mas neste caso no desafio de fazer marcas de pneu na relva e escapatórias do circuito. Os pneus não agarravam como deve de ser e os sustos sucederam-se, alguns de forma espectacular!
Na frente da corrida de homens-macho, a coisa continuava na mesma, mas muito entusiasmante. Pepperboy e NunoMike, conhecido como o "Speedy Mikezalez", batiam volta mais rápida atrás de volta mais rápida. A luta adivinhava-se dura para ambos, por duas razões:
- Os pneus estavam a desgastar-se rapidamente;
- Os carros mamavam gasolina ao mesmo ritmo que o PaulistaBR mama no biberão;
Uma imagem que Pepperboy não irá esquecer tão cedo. Foram 30 minutos disto...
Até que à meia-hora, dá-se o momento da corrida: cedendo à pressão, não controlando os seus impulsos, demonstrando falta de inteligência emocional... ou talvez, hipoteticamente, plausivelmente, devido a um problema mecânico, Pepperboy engrena duas relações de seguida, reduzindo de 4ª para 2ª, estoirando logo alí com o motor, limitando a uma penosa procissão em marcha lenta até final, perdendo na ordem dos 4 segundos nas voltas em que conseguia dar o máximo. Afinal, para Pepperboy, o inferno é mesmo em Westhill.
Daí em diante, NunoMike, conhecido como o "Iceman Alfacinha", geriu a vantagem para os demais a seu belo prazer, poupando combustível e pneu. Enquanto isso, Tabeneiro e RoadRunnerPT mantinham uma luta igualmente interessante pelo terceiro lugar, que rapidamente se transformou em luta pelo segundo, pois passaram por Pepperboy como se ele estivesse parado, dada a incapacidade do FXO GTR laranja de andar a ritmo decente.
Essa mesma luta foi interrompida já perto do fim, quando RoadRunnerPT foi vítima de um furo que o obrigou a parar na boxe. Taberneiro respirou de alívio e levou o seu bólide nº99 a cortar a meta em 2º lugar. RoadRunnerPT montou 4 pneus novos e obteve a volta mais rápida e novo record Maltex, enquanto Pepperboy se entretinha a esmurrar o carro contra a parede!!!! numa manifestação de frustração nunca vista em nenhum campeonato neste Mundo.
Uma imagem vale por mil palavras...
No fim, quem saiu a ganhar foi a competição. Pepperboy, pela primeira vez fora do pódio nesta edição do Maltex GTR, viu a sua vantagem no campeonato reduzida para 7 pontos, estando mais à mercê de NunoMike, conhecido como o "Caçador Implacável 3", e a menos de uma vitória de distância, além de RoadRunnerPT e Taberneiro demonstrarem que não estão arredados do título, bem pelo contrário. Ainda faltam 10 corridas, com 90 pontos em disputa. A coisa promete...
1º - NunoMike
2º - Taberneiro
3º - RoadRunnerPT
4º - Pepperboy
DNF - PaulistaBR