QUADRO DE HONRA

MALTEX GTR CUP III - Pepperboy
SUMMER MALTEX - Pepperboy
MALTEX GTR CUP II - Taberneiro
MALTEX GTR CUP I - RoadRunnerPT

sexta-feira, 7 de maio de 2010

MALTEX2 GTR CUP - CORRIDA 8 - A FÚRIA DA MANILHA DE PAUS


Westhill prometia ser a corrida mais competitiva do campeonato até agora. Os treinos em conjunto do pessoal assim o indicavam, com uma constatação clara no que diz respeito à parte dos setups: esta pista não perdoa os pneus. Além disso, havia sempre o aliciante de saber quem levaria a melhor na aposta de cavalheiros entre o RoadRunnerPT e o Pepperboy: se o campeão tinha de ficar fechado num FZ50 GTR até ao fim do campeonato ou se a eterna esperança da Linha de Cascais ficaria impedido de usar o carrão (para bem do seu futuro). Tudo dependia de quem ficava à frente de quem.

No entanto, a qualificação foi uma completa surpresa. Primeiro, porque o NunoMike, admirável piloto de corridas, faz a pole-position com 4 ENORMES SEGUNDOS de diferença para o segundo. Depois, porque o pouco treinado lider do campeonato Taberneiro consegue "in-extremis" o segundo lugar da grelha, seguido de perto pelo nosso internacional de estimação, Siqueira. Os três FZ50 GTR andaram a discutir arduamente quem era o último classificado. Mas aí não houve surpresas: Pepperboy foi o último e começou logo aí a tratar da venda do veículo no eBay.

Na partida, os manos Vitória saíram disparados na frente, enquanto Siqueira se debatia para parar o sempre endiabrado Kankan. RoadRunnerPT pisa a relva e lá foi ele numa incursão pela gravilha, que o atrasou bastante face ao restante grupo. No final da primeira volta, Siqueira vinha cheio de fé e tenta ultrapassar Kankan. Este fecha a porta e PIIIIIIIIMBA!!!! Kankan para as urtigas, Siqueira a passo de caracol e Pepperboy, qual ressuscitado dos mortos, chega ao 3º lugar e manda retirar o FZ50 do leilão, ignorando a oferta milionária do sultão do Bahrein.

Os três da frente seguiam separados por alguns segundos entre sí, enquanto lá atrás seguia uma luta engraçada. Kankan, Siqueira e RoadRunnerPT seguiam coladinhos, mas na chegada ao S, Siqueira atrapalha-se com a indecisão de defender-se do RRPT ou ultrapassar o KK e lá foi ver se a gravilha estava bem colocada... Começava aqui uma recuperação memorável do campeão.

Ao fim da quarta volta, a havia uma média de 5 segundos a separar cada um dos corredores. E na quinta volta, Kankan começa a acusar os primeiros problemas de pneus, que lhe custou a 4ª posição para o RoadRunnerPT no S e caindo para último pouco depois... Um dia para esquecer.

À passagem dos 10 minutos, NunoMike, esse extraordinário corredor, liderava com 6 segundos de avanço sobre o lider Tabernas e geria de forma inequivoca o ritmo da corrida. O pneu dianteiro do lado direito ainda não apresentava desgaste ou aquecimento e o ritmo podia, então, começar a ser um pouco mais forte. Tabs tentava aproximar-se, mas isso apenas provocou uma dupla ultrapassagem: primeiro a dos limites da pista, com uma rodada pouco do agrado do Vitoria mais novo (antes fosse rodada de Super Bock do que rodada na relva) e depois a do Pepperboy, que já mandava bitaites ao RRPT...

Passámos depois por um periodo mais monótono, com os carros muito separados entre sí e as diferenças com tendência mais para aumentarem do que para reduzirem. Perto dos 18 minutos, é então que Kankan falha a abordagem à curva 4, sai forte em frente e esmurra valentemente a frente do seu carro contra o muro, sendo passado pela estrela internacional Siqueira. Enquanto isso, Tabs sente pela primeira vez o bafo de RRPT no seu cangote, como quem diz "vou-te comer, nham nham nham...". A corrida ganha novos motivos de interesse.

Kankan pára na boxe para tentar evitar o inevitável. O atraso para o 5º lugar começa a tornar-se um fosso duro de transpôr... Pior se tornou quando aos 25 minutos de corrida, já com uma volta de atraso face aos dois primeiros, Kankan pisa a relva à saída da chicane e manda mais uma cabeçada no muro. Suspensão com o galheiro, carro com um look chunga e o Siqueira cada vez mais longe. À entrada da volta seguinte, Pepperboy decide voltar aos bons velhos tempos e entra em slide pela escapatória da curva 2, ficando enterrado na gravilha... e na backet, de vergonha por um erro tão primário, enquanto o seu manager já fazia login ao eBay novamente. A coisa ainda esteve em "stand-by" por momentos, pois RoadRunnerPT despista-se na curva a seguir por se descascar a rir, feito amendoim. Resultado: por breves momentos, estão os dois adversários da aposta presos na gravilha, a rezar a todos os santinhos para conseguir sair dalí e de preferência à frente do outro!


Quem se fica a rir é o Taberneiro, sozinho e contente no segundo lugar, o Siqueira, que ascende ao 4º e a apertar o campeão, e o NunoMike, reluzente estrela do automobilismo, que se passeia de forma suave e convicta pela liderança da corrida.

À meia-hora, NunoMike, audacioso domador de viaturas, lidera com mais de 35 segundos de avanço sobre o seu irmão. RoadRunnerPT resiste no último lugar do pódio e afasta-se a pouco e pouco do perseguidor Siqueira. Pepperboy amaldiçoa a curva dois para a eternidade enquanto segue em 5º e Kankan arrasta a sua carcaça moribunda pelos confins da classificação. Kankan que três minutos depois faz algo "nunca visto" nesta corrida: sai de pista e esburganha-se todo de encontro à parede, dando razão ao provérbio "não há duas sem três"!

Mas como também não há três sem quatro, na volta a seguir volta a bater exactamente no mesmo sítio, em mais um despiste fantástico. A volta continuou um autêntico martírio, pois os pneus estavam mais quentes que o centro de um reactor nuclear, até parar na boxe pela terceira vez... que foi de vez. Pouco depois Kankan abandona, chorando baba e ranhoca consistente, sendo reconfortado pelos membros da sua equipa com um churrasco bem passado, acabadinho de assar nos seus pneus traseiros!


Pepperboy chega-se ao Siqueira, numa réstia de esperança de apanhar RRPT e garantir a sua liberdade de escolha de popó para o resto do campeonato. A luta entre os dois prometia animar, mas Pepper pisa demais na saída da parabólica e lá teve que cantar "eu tenho um pião..." e ver o FZ50 começar a ser leiloado por uma bagatela, pois no estado em que está ninguém lhe quer pegar. Pepper chega mesmo ao 4º lugar, à passagem dos 42 minutos, numa saída de pista do canarinho mais simpático do grupo Siqueira, mas que se comprovou ser "sol de pouca dura".

Enquanto isso, assistimos no início da volta 28 ao único erro crasso do NunoMike, esse magnânime ás do volante, que se distrai na dobragem a Siqueira, o representante de terras de Vera Cruz, que teve o desplante de se rir na cara deste herói nacional, com um vergonhoso e indecente.... ":)". No meio destas tropelias todas, o Taberneiro andava distraído com as suas curvas da vida e não via a aproximação constante do campeão e seu mais directo rival desta edição.

Siqueira aproveita uma saída de pista de Pepperboy para assumir a 4ª posição. O FZ50 GTR ficou muito danificado e as licitações mais elevadas vão sendo retiradas para valores irrisórios. A partir daí, foi "perdido por 100, perdido por 1000", mantendo a tradição dos ditados e desfazendo a pouco e pouco o que resta daquela máquina infernal. Arrastou-se em pista até aos 10 minutos finais, altura em que arrumou a viatura e foi fumar um cigarro... ou melhor, tentou fumar um cigarro, mas ninguém lhe disponibilizou tabaco. Uma tragédia.

Tabernas ia brincando de drifter, tentando fazer as curvas em slide, sem se aperceber que o RoadRunner se aproximava perigosamente, o NunoMike, glorioso maluco da máquina ganhadora, controlava o gasto dos pneus e Siqueira decide que era hora de desligar o carro e atirar a chave pela janela para poupar gasolina. Esqueceu-se que assim o carro não anda, foi à procura da chave na escapatória... e nunca mais voltou. E a seis minutos do fim, Taberneiro dá-se conta da triste realidade que é o ser relegado para 3º lugar e assim perder a liderança do campeonato!

NunoMike, inolvidável mestre das corridas de automóveis, vence esta corrida e relança-se na luta pelo título. RoadRunner reassume a liderança do campeonato, apesar de em igualdade pontual com Taberneiro, um seríssimo candidato à vitória. Siqueira já se bate pelo pódio, Kankan frita pneus como come batatas e Pepperboy... bom, esse nunca mais pega num FZ50 GTR.

  1. NunoMike
  2. RoadRunnerPT
  3. Taberneiro
  4. Siqueira
  5. Pepperboy
DNF- Kankan

Pole Position - NunoMike
Volta mais rápida - NunoMike - 1:34.75

Próxima Prova - South City Chicane Route

2 comentários:

  1. como sempre meus amigos maltas é com orgulho que estou sempre com voces,parabens belos comentarios e vamo que vamo proximo promete abraço...obrigado pela acolhida de voces fui.

    ResponderEliminar
  2. Eu nem tenho comentários para tão bem fei.. Desculpem, nao consigo ser hipócrita :| Foi a crónica mais facciosa que alguma vez vi na vida. Nem a do Kankan lhe chega aos pés :D

    Quem vê isto diz que basicamente a minha corrida foi espetar-me e desfazer o carro... Enfim.

    Parabéns pela Vitória, Nuno. Deixou-te cheio de moral :D

    ResponderEliminar