QUADRO DE HONRA

MALTEX GTR CUP III - Pepperboy
SUMMER MALTEX - Pepperboy
MALTEX GTR CUP II - Taberneiro
MALTEX GTR CUP I - RoadRunnerPT

segunda-feira, 29 de março de 2010

CRÓNICA À PRIMEIRA MALTEX GTR CUP

No final de Fevereiro, mais precisamente a 26/27 de Fevereiro, cinco caramelos partiram rumo ao desconhecido. O mais antigo (Nuno Miguel) tinha dois meses de LFS, o mais recente (Taberneiro) dois dias. O princípio era muito simples: pegar em qualquer carro da categoria GTR (UF e XFR incluídos) e correr em todas as pistas que não fossem de Rallycross: Qualificação e 15 voltas para o traçado mais longo, 5 voltas com grelha invertida de acordo com o campeonato para os restantes traçados.


Em Blackwood iniciava-se um mês com 22 corridas e muita emoção.

Para começar, a pista que todos conheciam da Demo: Blackwood GP. Uma corrida emocionante, em que os quatro participantes lideraram, mas onde ficou patente a total inexperiência do pessoal. Desde o Pepperboy se enganar nos pneus, ao Nuno Miguel tentar ultrapassar onde é impossível, passando pelo RoadRunnerPT esmurrar um muro em plena recta e o Taberneiro perder a liderança a duas voltas do fim, tudo aconteceu nesta corrida inaugural. O RoadRunnerPT venceu e começou o seu domínio.

Depois, veio South City e as primeiras corridas curtas. Curtas, mas suficientemente longas para os carros chegarem ao fim feitos em sucata. O Nuno Miguel foi do oito ao oitenta, ora ganhando corridas, ora acabando em último ou até desclassificado por falta de gasolina. O Taberneiro, devagar devagarinho, lá ia levando a água ao seu moínho, com dois 2ºs e três 3ºs lugares em 6 corridas. O Pepperboy amaldiçoou a pista até ao fim da sua vida e o RoadRunnerPT cimentou a sua liderança na classificação, com três vitórias, uma das quais na Longa. South City marcou também a estreia do Kankan, o piloto com mais vitórias no fim do campeonato.


South City foi um autêntico inferno para os pilotos. Quem sofreu: os carros.

Em Fern Bay, o Nuno Miguel quis mostrar que não estava alí para facilitar e ganhou Fern Bay Club, beneficiando de um acidente entre o PepperBoy e o RoadRunnerPT. No entanto, a consistência não é, de longe, o seu forte, e afundou-se na tabela. Enquanto isso, o Pepperboy vencia a Longa FB Black e o Kankan vencia as outras duas curtas. O RoadRunner controlava as posições e o Taberneiro demonstrava dificuldades em conduzir o FXR.


Nuno Miguel ainda bateu a concorrência em Fern Bay. O pior foi depois...

Em Kyoto, o Kankan mostrou mais uma vez que era preciso contar com ele, apesar do atraso pontual de ter começado com 6 corridas menos, vencendo a Oval e a Longa, enquanto o Pepperboy dominou a outra curta. O RoadRunner geria a vantagem, ficando sempre no pódio.


As pistas de Kyoto marcaram o início do domínio de Pepperboy e Kankan.

E eis que chega Aston. O Taberneiro descobre as maravilhas da caixa automática e passa a atrapalhar-se menos. O Kankan vence três corridas e junta-se à luta pelo título quando o RoadRunnerPT termina duas corridas em último e uma em que nem sequer pontuou por desistência. O Pepperboy ultrapassa o Nuno Miguel na classificação mas este ainda dá um ar da sua graça e parte para as últimas duas Longas em condições de ser também ele campeão. De repente, o domínio do Road Runner está ameaçado, com 16 pontos à maior sobre o segundo mas os últimos resultados a darem alento ao grupo perseguidor.


O Taberneiro mostrou em Aston que já se encontra ao nível dos restantes,
prometendo luta acesa na próxima MRT GTR Cup.


Whesthill, corrida única de 15 voltas, arranca com apenas 4 corredores, por indisponibilidade do Taberneiro. O Pepperboy dominou a qualificação e arranca na pole, com o Nuno Miguel em 2º, Kankan em 3º e o lider RoadRunnerPT em último. Na primeira volta, Nuno Miguel cai para último após um toque com Kankan. O RoadRunnerPT passa o Kankan e o Nuno Miguel segue-lhe o rasto. À volta 7, na curva 2, um erro do Nuno Miguel deixa o RoadRunnerPT desafogado. É o adeus às chances do título, de nada valendo a volta mais rápida. Agora, só o Pepperboy, vencedor da corrida, pode roubar o título ao RoadRunnerPT, em Aston Grand Prix.


Pepperboy venceu e convenceu em Whesthill, levando
a questão do título para a última prova.


Na última corrida, a pole é do Nuno Miguel. Na partida, o Taberneiro, que partiu em segundo, arranca melhor e toma a liderança. Todos muito compactos, mas o Pepperboy começa a demonstrar dificuldades de adaptação à pista, caindo na classificação. Uma grande corrida, com o Taberneiro, o Nuno Miguel e o RoadRunnerPT muito próximos. Sensivelmente a meio, o Nuno Miguel tenta ultrapassar o Taberneiro, queima a travagem e vai à gravilha, acabando por ser inclusivé passado pelo RoadRunnerPT. Este, mais adiante, ultrapassa o Taberneiro, claramente a braços com pneus sobreaquecidos, coroando o seu primeiro campeonato de forma brilhante com uma vitória categórica na última corrida, quando lhe bastava o 4º lugar!


O público ovaciona o campeão RoadRunnerPT, que venceu de
forma categórica a última prova do campeonato, em Aston Grand Prix.


Em suma, foi evidente a evolução de todos os intervenientes ao longo das corridas, quer ao nível da condução e gestão das corridas como até mesmo de tempos. As margens das melhores voltas para os WR foram diminuindo drasticamente de prova para prova, o que demonstra uma adaptação ao carro e domínio dos setups, apesar de ainda muito primários, completamente diferentes daquilo que tínhamos no início da Maltex GTR Cup.

Por esses motivos todos, o próximo campeonato promete... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário