QUADRO DE HONRA

MALTEX GTR CUP III - Pepperboy
SUMMER MALTEX - Pepperboy
MALTEX GTR CUP II - Taberneiro
MALTEX GTR CUP I - RoadRunnerPT

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cronica à corrida 5 - SC Town Course

...Ou melhor dizendo, não à fome k não de em fartura, ou ainda como pouco pode dar muito.
South City, palco de alguns dos maiores golpes de teatro dos Maltex's, voltou a fazer das suas. A primeira surpresa da noite, surgiu quando o recem chegado Siqueira, que iria fazer a sua corrida de abertura no Maltex, descubriu que os CTT Expresso se enganaram a ler o codigo de barras, e em vez de lhe enviarem o carro para South City, enviaram para a corrida de V8 Supercars... na Australia. Providenciamos-lhe uma cadeirinha confortavel para assistir à corrida... e uns toalhetes para limpar as lagrimas. Ainda não foi desta que internacionalizamos o campeonato...
A qualificação correu com normalidade, um ou outro a não conseguir uma volta limpa, mas uma volta espectaculo do NunoMike(1:16:63), pulverizou toda a grelha, com quase 1,5 segundos de vantagem sobre o KK, que juntamente com TAB's e RRPT, lotaram o segundo 18, Pepper ficou com o segundo 19 so para ele.








A partida, tirando a tipa que acenou ao KK, e fez com que ele so repará-se no verde quando ja estava tudo a fazer a curva, correu sem problemas de maior, os habitualmente agressivos foram agressivos, os habitualmente cautelosos... foram cautelosos. Devo dizer que as primeiras voltas até auspiciaram uma corrida à séria, mas foi sol de pouca dura, após a volta seis, os tres primeiros começam a rodar muito juntos(NM, TAB's e KK), e os dois primeiros iniciam uma sessão de "wall slam", com KK a dar espectaculo serpenteando pela confusão gerada, sem males de maior, numa demonstração que espero sirva de lição aos outros dois, sobre como conduzir no inicio de uma corrida.



A volta 10, NM e TAB's desligaram os sistemas radio para não ouvirem mais os seus directores de corrida a reclamar por lhes estarem a destruir os carros, claro que os danos começãram a reflectir-se nos pneus, e é assim que South City castiga quem semeia o caos na pista.
- Eu não percebo, não percebo nada disto, dizia TAB's ao director de equipa

- Hummm, não percebes... respondia o director enquanto olhava para a telemetria do carro...

NM tem que parar logo na volta 11 para aumentar a factura da equipa em peças novas, para ser seguido pelo TABS na volta 15. Com as paragens dos dois super agressivos FXR's a corrida parecia entrar finalmente em velocidade de cruzeiro(apenas aos 21 minutos), com KK a gozar de 2/3 de pista de avanço sobre um surpreendente PBoy, com +/15 s de avanço sobre NM, a recuperar da tontura do carolo que o seu chefe de equipa lhe deu no capacete com um veio de transmissão, enquanto lhe trocavam as barras de suspensão, depois tinhamos o Road "avozinha" RunnerPT, que apreciava as vistas e tentava não riscar a pintura da mais recente aquisição do Team RRPT, um brilhante FZR, mas parece que não riscar a pintura não justifica tudo, e a adaptação vai ser um loooongo e arduo caminho(correm rumores que no camião da equipa estava o FXR, e que Luis tinha dormido nele enquanto dizia "my precious..."). TAB's, recebia a noticia que o seu paycheck daquele mês tinha sido enviado para instituições de caridade, e ruminava num muito distante 5º lugar.

Mas na eurosport passavam repetições de KK a bloquear as rodas da frente durante 10 voltas consecutivas por mais de 10 metros, e uma foto espia da telemetria da sua box que mostrava o pneu da frente do lado esquerdo a ceder a uma configuração de travagem muito agressiva, mais drama vinha a caminho...

Aos 28 minutos, TAB's vem à box pedir ao chefe de equipa para se por à frente do carro... e ja agora endireitar mais umas chapas, e trocar pneus. Pepper, começa a acusar a pressão do 2º lugar, e começa a desancar os rails, para roubar rebites, o nivel de agressividade para com os rails, aumenta a medida que NM se aproxima, atingindo niveis ridiculos quando o FXR se cola a sua traseira. Claro que aos 33 min. o manager do Team PB, chama-o à box para lhe por oleo de fritar batatas no deposito a ver se o carro fica a andar tao devagar que ele deixe de bater nos rails curva sim, curva não(garantia assim tb que ninguem se aproximava da traseira dele devido ao cheiro...).

O pneu dianteiro do KK finalmente cede aos 39 min, obrigando-o a dar uma volta completa ao circuito, e depois devido a inalação prolongada do fumo do pneu, ultrapassa a linha de box, ao aperceber-se que tinha passado, grita aos comissarios de pista:

- OLHA UMA GAIJA NUA....


e aproveita para fazer marcha atras e seguir o caminho certo, no entanto, quando finalmente sai, NM ja seguia na frente da corrida.
Assim entramos no ultimo terço da corrida com NM, KK, RRPT, PB e TAB's, até que aos 58 minutos, NM vê a arvore de cames do seu FXR atingir a peida de uma loura no meio do publico e o seu FXR entrega a alma ao criador...
A corrida acaba com:
KK - 45 voltas
RRPT - 45 voltas
PB - 45 voltas
NM - 44 voltas
TAB's - 43 voltas
PS: Os FZR acabam a corrida em grande, ocupando os 3 primeiros lugares, nem tanto por merito de alguns deles, mas por demerito dos FXR's, o não saber gerir uma corrida, e o não saber como fazer uma corrida, são coisas que se pagam caro, pior é, quando se repetem os mesmos erros corrida apos corrida. A ver se em Kyoto, somos todos pilotos melhores, e interiorizamos de uma vez por todas a ideia de que ganha a corrida quem passa a a frente a meta da ultima volta, e não a da primeira....






1 comentário:

  1. Hmmmm, não posso concordar com esta visão dos acontecimentos...

    Um dos FXR tinha o 2º lugar controlado, deu um belo espectaculo com o outro FXR e com um dos FZ50 (e isso também é giro), e ao querer segurar o 2º lugar, pois tinha um grande avanço sobre os outros 3 pilotos, decidiu inventar e ir à boxe para aumentar a pressão dos pneus e assim chegar tranquilamente ao fim da corrida em segundo lugar. Infelizmente, foi a nabice nas boxes que hipotecou a sua corrida, não a tal agressividade que lhe conferia o 2º lugar aquando da ida às boxes, com boa margem para gerir o resto da corrida.

    Quanto ao outro FXR, estava em 1º lugar quando perdeu a corrida a 2 minutos do fim, por quebra do servidor.

    Como se pode ver, não foi por erros de pilotagem que os FXR se queimaram, mas sim por nabice/azar.

    De resto, bela descrição dos acontecimentos :)

    Abraços.

    ResponderEliminar