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quinta-feira, 22 de abril de 2010

RACE CAR FOR BEGINNERS!!

Toda a gente que começa a jogar LFS e se atira de cabeça na categoria dos GTR escolhe, invariavelmente, o mais amigável dos bichos: o FXO GTR. Amigável no aspecto, pois tem linhas muito mais bonitas que o XRR (feio como as noites de trovões) mas muito menos agressivo que o FZR (com uma aparência de "vou arrancar alcatrão à dentada").



Normalmente denominado de "o GTR dos fracos", o FXO GTR tem características que ajudam todos os que começam a correr a escolhê-lo como o seu carro de eleição nos primeiros tempos, sobressaindo o facto de ser o único que tem tracção integral. Esse facto permite a qualquer um controlar o andamento do carro, gerir melhor o acelerador e corrigir mais facilmente as trajectórias.

No entanto, dá-me ideia que o facto de ser o carro de iniciação acaba por ser uma das razões para ser sub-aproveitado. É evidente o número de setups partilhados no Setup Grid e no Team-Inferno para o FZ50 GTR e para o XR GTR serem em muito maior número que para o FXO GTR, sendo os que existem para este último quase todos de hotlap e inguiáveis para uma corrida com mais de 3 voltas de duração. Julgo tratar-se quase de uma questão de preconceito a utilização deste carro em provas mais "à séria", porque fica-se logo com o selo de Rookie entre os concorrentes.

As grelhas de partida do Masters of Endurance e outras Ligas PRO estão invadidas de carros de tracção traseira, mas a realidade é que o primeiro tipo a empenhar-se num setup para uma pista , dedicando-se de corpo e alma em provar que era possível bater um record com outro carro que não o 3.6 litros Boxer quebrou a hegemonia dos FZR (Fern Bay Black)... com o FXR.

O FZR é efectivamente um bicho, o XRR é mesmo o carro mais equilibrado e melhor relação peso/potência, mas ainda tenho de confirmar se estes dois são, no limite, efectivamente mais rápidos em mais de um segundo nas ASTON longas que o tracção integral...

Neste momento, não são... mas eu também percebo muito pouco disto neste momento. ;)

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